Projeto de implantação de terceira linha do teleférico no Rio segue estagnado Linha ligaria Morro da Urca ao Forte Duque de Caxias, no Morro do Leme

26/11/2014 - Jornal do Brasil

Rafael Gonzaga*

Segue parado o projeto de implantação de uma terceira linha de teleférico, que foi apresentado pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que construiu, opera e administra o Bondinho Pão de Açúcar. A nova linha vai ligar o Morro da Urca ao Forte Duque de Caxias, no Morro do Leme. O projeto, que em 2013 já havia gerado até mesmo manifestações contrárias de moradores do Leme, ainda aguarda autorizações e novidades sobre a implementação da linha.

O projeto é algo que já havia sido idealizado há mais de 100 anos pelo próprio fundador do Bondinho, o engenheiro Augusto Ramos. Inicialmente, a linha havia sido planejada para o Morro da Babilônia, limitando-se a fazer a ligação entre os morros da Urca e do Forte, não havendo previsão de descida para o Bairro do Leme.

De acordo com Maria Ercilia Leite de Castro, diretora geral da companhia, a empresa recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de turistas e cariocas. "Há mais de um século trabalhamos diariamente para mantermos a principal vocação da empresa: despertar o encantamento dos visitantes com segurança, conforto e agilidade. A implantação da Linha 3, com investimento de R$107 milhões, viria ampliar este trabalho, mantendo vivo o espírito de realizações que nos caracteriza e acompanha por décadas", ressalta.

A implementação ainda precisa de aprovações da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria do Meio Ambiente, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Exército. Caso seja completamente aprovada, os responsáveis pelo projeto afirmam que ele proporcionará uma nova atração relevante para o turismo e para a atividade econômica da cidade, gerando cerca de 150 empregos diretos e outros 300 indiretos. Os organizadores afirmam ainda que a preferência à contratação será para moradores do bairro do Leme, especialmente das comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia.

Através de um novo modelo de bondinho, mais arredondado e rotativo, brasileiros e estrangeiros poderão apreciar uma vista inédita da cidade. Com recursos mais modernos à disposição no mercado, como a tecnologia 4D interativa, uma exposição permanente contaria ainda de forma lúdica e didática a história do Exército Brasileiro e dos fortes e fortalezas.

O projeto teria ainda uma contrapartida ambiental, prevendo o plantio de mudas de árvores no entorno do Morro, o manejo da trilha, além de apoiar as atividades de educação ambiental e conservação.

*Do programa de estágio do JB