Teleférico da Providência será integrado a BRT que ligará Deodoro ao Centro

03/07/2014 - O Globo

RIO — O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta quarta-feira, ao inaugurar o teleférico do Morro da Providência, no Centro, que o sistema será ligado ao BRT Transbrasil (corredor expresso de ônibus a ser construído entre Deodoro e o Centro). Além disso, haverá integração com o veículo leve sobre trilhos (VLT) — projetado para circular na Zona Portuária —, com o metrô e os trens na Central do Brasil (que fica junto à favela). As intervenções estão incluídas no pacote de obras para as Olimpíadas de 2016.

O teleférico tem três estações: Gamboa, Américo Brum e Central do Brasil. A ligação com o futuro BRT acontecerá na Gamboa.

— Vocês não vão ver nenhum atleta russo andando de BRT — brincou Paes, enfatizando que o legado das obras de infraestrutura em andamento no município, por conta de grandes eventos, será da população.

Pedindo desculpas aos moradores da Providência pelo atraso de mais de um ano na entrega do teleférico, Paes reconheceu que a prefeitura não desenvolveu um diálogo da forma como deveria com a população, o que resultou no embargo jurídico das intervenções no morro.

— Foi preciso fazer ajustes, principalmente aqui, um lugar tão simbólico, pois é a primeira favela da cidade e está numa região abandonada durante anos, o Porto. Hoje (quarta-feira), entregamos um equipamento de mobilidade, saúde (há uma clínica numa das estações) e turístico — disse o prefeito.

OBRA DE R$ 75 MILHÕES

Presente à solenidade, o governador Luiz Fernando Pezão também comentou os atrasos na conclusão de obras previstas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

— Não queremos entregar esses benefícios apenas em função desses grandes eventos. O legado é da população. O mesmo exemplo pode ser aplicado em relação à paz. Não queremos uma paz momentânea, nós a desejamos para sempre — disse Pezão, numa alusão às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O teleférico do Morro da Providência recebeu um investimento de R$ 75 milhões. O dinheiro foi aplicado na construção de terminais, na montagem de torres, no remanejamento da rede de energia e na implantação de vias de serviço, entre outros itens. O sistema tem capacidade para transportar mil pessoas por hora — em cada sentido — em suas 16 gôndolas. Cada uma pode acomodar oito passageiros sentados e dois em pé. O trajeto, de 721 metros, é feito em aproximadamente cinco minutos, e a viagem é gratuita.

Nos próximos dois meses, o serviço funcionará em horários e condições especiais de teste e treinamento de pessoal, com distribuição de senha aos usuários.

TESTE SERÁ EM TRÊS FASES

A implantação do sistema se dará em três fases, com previsão de cerca de 15 dias para cada uma. Na primeira, a operação será das 9h às 11h, de segunda a sexta-feira. Depois, o teleférico passará a funcionar das 14h às 16h. Na terceira fase, o meio de transporte funcionará, em dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 20h, e, aos sábados, das 9h às 15h.

Passadas essas três fases, o teleférico vai operar das 6h às 21h (de segunda a sexta-feira), das 7h às 19h (aos sábados) e das 9h às 18h (domingos e feriados).

A estação Américo Brum tem uma Academia da Terceira Idade para moradores da comunidade, além de um mirante com vista panorâmica de pontos da cidade como o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara. Já no terminal da Gamboa, uma Clínica da Família fará o atendimento da população das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, enquanto o espaço comunitário Casa Rio Digital permitirá a capacitação profissional de jovens.

— É um benefício que esperávamos há muito tempo. Vai facilitar meu deslocamento até o ponto do ônibus quando estiver indo para o trabalho — afirmou a diarista Rafaela Silva, enquanto utilizava o teleférico com os dois filhos.