Três anos depois de tragédia na Região Serrana, teleférico de Nova Friburgo é reaberto

Atração turística fica na Praça do Suspiro, que começa a receber obras de drenagem e revitalização

POR O GLOBO

27/06/2014 - O Globo

Inauguração do teleférico da Praça do Suspiro sinaliza a retomada na rotina da vida em Nova Friburgo

Foto: Daniel Marcus / Divulgação
 Inauguração do teleférico da Praça do Suspiro sinaliza a retomada na rotina da vida em Nova Friburgo Foto: Daniel Marcus / Divulgação
Inauguração do teleférico da Praça do Suspiro sinaliza a retomada na rotina da vida em Nova Friburgo - Daniel Marcus / Divulgação

RIO — A foto da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, coberta de lama se tornou emblemática do temporal de 2011, que causou mais de 900 mortes na Região Serrana. A praça já foi recuperada e terá duas novidades a partir desta sexta-feira: a reabertura do teleférico e a inauguração das obras de revitalização e drenagem nos arredores, conforme adiantou o site do jornalista Ancelmo Gois, do GLOBO.

A reabertura do teleférico foi autorizada nesta quinta, depois de o proprietário ter cumprido todas as exigências. A licença da Secretaria municipal de Meio Ambiente e o alvará provisório da Secretaria municipal de Fazenda permitem o funcionamento do primeiro estágio do teleférico, além do prédio do boliche e do restaurante.

— A reabertura do teleférico, três anos após a interdição, é uma grande notícia para Nova Friburgo. É um grande atrativo turístico e, com certeza, vai incrementar a ocupação dos hotéis e restaurantes do município — disse o prefeito Rogério Cabral (PSD), que comandará a inauguração, nesta tarde, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

ÍCONE DO TURISMO

As obras de drenagem foram feitas pela prefeitura com recursos (R$ 11,8 milhões) do programa Subserra, do governo do estado. Paralelamente, está sendo recuperada a encosta nos fundos do Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, na mesma praça.


Novo cenário: Praça do Suspiro também começa a receber obras de drenagem e revitalização - Daniel Marcus / Divulgação
Rogério Cabral anunciou que a Fonte da Saudade também será reconstruída. E que a prefeitura desapropriou o terreno na esquina da praça com a Rua General Osório, onde será instalada mais uma atração turística.

O secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, disse que em breve Nova Friburgo ganhará um centro de convenções com capacidade para três mil pessoas. O objetivo é impulsionar o turismo de eventos na região com recursos do Programa do Desenvolvimento do Turismo.

— O teleférico é um ícone do turismo da Região Serrana. Seu retorno sinaliza a retomada da normalidade de uma das mais importantes cidades do turismo fluminense — disse.

Segundo Luiz Fernando Pezão, o governo do estado investiu mais de R$ 2 bilhões em obras de contenção de encostas, construção de moradias e recuperação de rios na Região Serrana desde 2011:

— Para mim, que passei 35 dias na cidade naqueles piores momentos e ajudando o município a se reerguer, é uma satisfação inaugurar um ícone dessa cidade tão importante.

Read more: http://oglobo.globo.com/rio/tres-anos-depois-de-tragedia-na-regiao-serrana-teleferico-de-nova-friburgo-reaberto-13038759#ixzz35rBBsECS