Licitação de projeto para teleférico nos morros de Santos abre propostas

26/09/2013 - Diário do Litoral

Novo sistema faz parte de um grande projeto de mobilidade urbana elaborado pela Prefeitura

Autor: Secor/Prefeitura de Santos
Projeto inclui viadutos, pontes e corredores de ôn
Projeto inclui viadutos, pontes e corredores de ônibus
créditos: Arte: Igor Villa
 
A escolha da empresa que vai elaborar o projeto básico para a instalação de um teleférico nos morros começa a ser definida na próxima segunda-feira (30), quando serão abertas as propostas apresentadas à licitação pública promovida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
 
O novo sistema faz parte de um grande projeto de mobilidade urbana elaborado pela prefeitura, que inclui a construção de viadutos, pontes e corredores de ônibus na entrada da cidade e Zona Noroeste.
 
Estudos da CET apontaram a necessidade de cinco pontos de embarque e desembarque nas cabines do teleférico, que seguirá o modelo adotado nos morros do Rio de Janeiro. As estações serão no Valongo, São Bento, Vila Progresso, Nova Cintra e Caneleira.
 
O tempo de viagem previsto, de ponta a ponta, é de apenas 15 a 20 minutos. O teleférico funcionará integrado a outros meios de transporte público, e capacidade para atender até mil passageiros por hora, nos dois sentidos.
 
Após verificar a habilitação administrativa e financeira das empresas concorrentes, a comissão especial de licitação da CET abrirá o segundo envelope, que apontará o melhor preço, definindo-se então a proposta vencedora. Até quarta (25), oito empresas já haviam retirado as propostas do edital na CET. O custo estimado do projeto básico é de R$ 89.666,66, devendo estar concluído até o final de novembro.