Projeto prevê transporte de passageiros em cabines

02/11/2011 - O Dia (PI)

Teresina poderá ter, já a partir de 2012, um sistema de transporte de passageiros revolucionário. Chamado de Personal Rapit Transit (PRT), que significa Transporte Individual Rápido, o sistema existe em algumas cidades do mundo e já está em estudo para ser implantando em várias cidades do Brasil. Teresina é uma delas, com previsão para inauguração do primeiro modelo experimental no segundo semestre de 2012. Será 1 quilômetro de extensão, instalado no pátio da RFFSA (Rede Ferroviária Federal, próximo ao Terminal de Petróleo, na zona sudeste de Teresina).

O PRT está sendo implantado no Brasil pela Mister, uma empresa internacional que detém a patente do sistema de transporte. O PRT consiste em trilhos elevados onde cabines climatizadas percorrem em trilhos de aço distancias com maior velocidade, uma vez que sem obstáculos e sem filas, os usuários podem se deslocar com mais segurança e maior economia.

Cada cabine transportará quatro pessoas sentadas e um espaço para cadeirantes. "A vantagem do sistema é a rapidez entre os deslocamentos e também proporcionará a redução dos congestionamentos, já que as pessoas deverão deixar seus automóveis em casa e usar o PRT", afirma o turismólogo Jorge Machado, responsável pela Misterbrasil em Teresina e que vai administrar o novo sistema de transporte por 25 anos.

A previsão é de que as linhas sejam localizadas nos canteiros centrais das principais avenidas, onde serão instalados postes com 12 metros de altura e 40 metros de distância um do outro. As cabines serão fixadas nos trilhos e serão movidas a energia elétrica a uma velocidade média de 60 Km/h.  Os passageiros, para fazer o embarque e desembarque, utilizarão estações localizadas em pontos movimentados de Teresina.

Os estudos para a implantação do PRT estão sendo feitos por várias empresas, que depois serão avaliados pela Consultoria e Planejamento. Em seguida, o parecer final será encaminhado para a Prefeitura de Teresina (que dará a autorização para a concessão do sistema), autoridades ambientais (para estudo do impacto ambiental, saneamento, saúde, obras e impactos de solo) e ainda a Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), já que 70% dos pontos por onde passarão os trilhos do PRT são de propriedade da CMTP.

Jorge Machado conta que Teresina terá 14 quilômetros de trilhos que percorrerão quase toda a cidade, interligando os bairros. Uma das linhas interligará o Aeroporto Senador Petrônio Portella às Avenidas Centenário, Santos Dumont e Miguel Rosa. De lá, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, se abrem duas linhas, sendo uma em direção ao Centro, concluindo na praça Pedro II, e uma outra em direção à zona leste.

Ao chegar na zona leste (Avenida João XXIII), novamente se abrirão duas linhas em direções diferentes: uma pela Av. N. Sra. de Fátima até o Campus da Universidade Federal do Piauí, e uma outra pelas Avendies Raul Lopes, Cajuína, passando pela terminal da RFFSA, indo até ao bairro Itararé (Dirceu Arcoverde) pelas Avenidas Paulo Ferraz e José Francisco de Almeida Neto. Teresina terá 32 estações de embarque e desembarque de passageiros.

O custo total do projeto será de R$ 250 milhões e será bancado por empresas internacionais emissores de gás carbônico no planeta. "No Protocolo de Kyoto, foi acertado em as empresas deveriam investir em transportes não poluentes para compensar os danos ao meio ambiente e evitar o aumento da poluição", afirma Jorge, sobre o protocolo internacional assinado em 1997 na cidade de Kyoto, no Japão, parra discutir o aquecimento global.

No entanto, o investimento terá retorno para as empresas investidoras através da cobrança do bilhete (passagem), como ocorre com os ônibus e metrô, além de créditos carbono oriundos do resgate de poluentes efetivados com o funcionamento das cabines, cuja energia utilizada é elétrica.

Jorge Machado prevê que o PRT substituirá os automóveis em até 40%, uma vez que ao preço da passagem do metrô, este sistema descongestiona o centro da cidade, facilita o acesso e o estacionamento. "Além disso, hoje um veículo transporta, em média 1,2 pessoas. Com a cabine, serão transportadas 4 pessoas", explica o turismólogo.

Apesar de ser chamado de transporte individual, o PRT transportará até quatro pessoas (cinco se contar o cadeirante). Assim, a capacidade de transporte é de 200 mil pessoas por dez quilômetros por dia. "São cinco mil viagens feitas por quilômetro em um dia. Como cabem quatro pessoas, o total é de 200 mil passageiros", diz Jorge.

Vantagens

Entre as vantagens do PRT, o custo, a segurança e o acesso. "AS pessoas poderão se deslocar tranquilamente sem o sufoco dos transportes como ônibus, e nem os preços cobrados pelos transportes preferenciais como os táxis. Assim mesmo, deve se destacar o resgate de gases poluentes que o sistema possibilita, melhorando a qualidade do ar que respiramos", diz Jorge.

Por enquanto o sistema Mister está instalado nas cidades de Opole (Polônia) Wuppertal (Alemanha), Shonan (Japão), Vancouver (Canadá), Londres (Inglaterra),  Amristar (Índia), Masdar City (Abu Dhabi), Morgantown e Minessota (EUA), alem dos países Coréia do Sul e Holanda.